sexta-feira, 22 de março de 2013

o que é o que é cai em pé e corre deitado?

HOJE FAZ 1 ANO DE DESIGN RAIZ E PARA CELEBRAR JUNTO AO DIA DA ÁGUA AQUI VAI UMA SUPER POSTAGEM COMEMORATIVA...


ÁGUA DA CHUVA
É hoje um fato comprovado que o volume de água doce e limpa, que é menos que um por cento de toda a água disponível no planeta, está se reduzindo em todas as regiões do mundo. Inclusive no Brasil.





Captação de água da chuva reaproveita a água para várias funcões na casa. 





Essas duas imagens tem o mesmo sentido de uso da água, captar e reutilizar no vaso sanitário.



A nova W+W é a soma de elementos indispensáveis para economizar água e espaço. Isso porque ela é capaz de filtrar a água da pia para reutilizá-la na descarga do vaso sanitário. O produto está disponível no site da Roca.


A idéia do chuveiro "verde" é reaproveitar a água do banho e transforma-la em potável.
Assim como aproveitar a água da chuva para regar plantas, a água da máquina de lavar para lavar o quintal, entre outras alterantivas mais sustentáveis para o dia a dia, será possível em alguns anos tornar a água do banho potável.
O chuveiro "verde" foi criado por designers de uma escola francesa de design industrial, a École Nationale Nationale Supérieure de Création Industrielle (ENSCI). Enquanto buscavam uma nova maneira de reciclar água, eles chegaram a esse modelo diferente de chuveiro. O segredo estaria em filtros especiais, feitos de plantas, que tratariam a água do banho. Como disse Jun Yasumoto, um dos inventores, ao site Daily Mail, as plantas filtrariam até mesmo o xampu utilizado no banho.






Da até para reutilizar água da maquina de lavar roupas!!!!!




Em Dresden, Alemanha, fizeram isso tudo para coletar água da chuva



Não dá para mexer com obra agora? Então dá para improvisar um barril como este na parte externa da casa e conseguir guardar pelo menos 180 litros de água da chuva. Depois é só abrir a torneira e aguar o jardim ou encher um balde e lavar o chão. O melhor tipo é o feito de plastico reciclado (ou reutilize um barril de vinho como este da foto), com encanamento, torneira, “ladrão”, tela para filtrar folhas e uma tampa sólida removível. Posicione o barril abaixo da saída da calha, mas somente abra a tampa após 1 hora de chuva, quando os resíduos do telhado já tiverem sido lavados.






Filtro de água feito em casa!
Com a captação de água você também pode fazer:




Fontes e lagos artificiais.



Lavar o carro




E isso pode ser apliacado em qualquer ambiente! Basta ter vontade!







 


kkkkkk.. Um beju pra quem fica! ;)

segunda-feira, 11 de março de 2013

9 materiais ecológicos para reformar sua casa

Projetar com materiais ecológicos pode custar mais caro na compra dos produtos mas é constatado que com o passar do tempo esse materiais tem durabilidade maior, além da economia na manutenção. 

Achei essa matéria no site de notícias da revista Exame Info da editora ABRIL.
Interessante pra quem pensa em construir ou reformar... 


Telha com isolamento Térmico
A impermeabilização de superfícies e a utilização de revestimentos de tonalidade escura, que retêm calor, contribuem para a alteração do micro-clima local, fenômeno conhecido como efeito de “ilha de calor”. Por isso que o uso de telhados frios é mais sustentável, visto que ele ajuda a diminuir a demanda do ar condicionado e, consequentemente, a reduzir o consumo de energia elétrica. O revestimento elastomérico para telhado da Dow reduz a temperatura interna do ambiente em até 5°C e a externa em 20°C, pois forma uma membrana protetora aos raios solares.


Elastopor

Outra solução para o isolamento térmico é a espuma rígida feita com poliuretano da BASF. Ela pode ser usada tanto em telhados, como na fachada da casa, ajudando, ainda, na redução do consumo de energia.


Torneira temporizada
A redução do consumo de água deve ser sempre priorizada. “E isso pode ser feito por meio da utilização de metais hidrossanitários eficientes”, diz Ana Limongi, diretora Técnica da OTEC. A torneira temporizada, por exemplo, possui sistema de desligamento automático, contribuindo para a redução do consumo do líquido, pois evita que a torneira permaneça aberta quando não está em uso ou fique pingando por não estar adequadamente fechada. A Docol Metais Sanitários lançou recentemente duas linhas de metais economizadores de água para uso residencial.


Descarga com acionamento duplo
Outra solução neste sentido é a descarga com acionamento duplo, que possibilita ao usuário a escolha da vazão de água, permitindo o acionamento parcial ou total do sistema. A Válvula de Descarga Salvágua, também da Docol, se adequa à necessidade de uso para líquidos (cerca de 3 litros) ou para sólidos (cerca de 6 litros). Ao utilizar este acabamento, o consumo de água diminui em até 30%


Coletores solares para aquecimento de água
A instalação de um sistema de aquecimento solar em uma residência pode reduzir em até 30% a conta de energia em comparação com os gastos de chuveiros elétricos convencionais. Os coletores solares 3000 e 4000, da Bosch, têm classificação "A" do Inmetro, além do Solar 4000 possuir vidro temperado solar, o que gera mais absorção da radiação solar. Outra boa notícia: cada m2 de coletor evita a emissão anual de 1.000 kg de CO2 na atmosfera.


Placas fotovoltaicas
Para que você possa usar energia solar em casa é preciso que você tenha um painel com esta tecnologia. O produto da Bosch tem potência acima de 240Wp e durabilidade de pelo menos 25 anos. “Observar a vida útil prevista do produto é muito importante, pois pode evitar sua substituição frequente, o que causa impactos relacionados à extração de matéria-prima, fabricação, transporte e descarte”, explica Ana Limongi, da OTEC. Além disso, os coletores fotovoltaicos podem ser uma boa forma de diminuir a conta de luz, já que eles se conectam à rede da concessionária elétrica, o que garante bônus para os usuários.


Pisos recicláveis
Esta é uma solução que vem crescendo no Brasil. A Pisada Pneu Tipo Feijão Marrom, da Leroy Merlin, por exemplo, é confeccionada com borracha de pneu reciclado, sendo durável e resistente. Ela substitui a utilização de troncos de árvores para a formação de caminhos, além de proporcionar um acabamento decorativo para a casa.


Telha de fibra vegetal
Para que um produto seja considerado ecológico é preciso que se leve em conta, também, o seu descarte. A Telha Onduline da Leroy Merlin é um exemplo disso. Ela usa fibras vegetais e é livre de amianto, podendo ser descartada em aterros sanitários ou industriais, já que não agride o meio ambiente. Além disso, o seu processo de fabricação obedece a conceitos de equilíbrio ambiental e sustentabilidade, visto que toda a água utilizada na sua produção é reaproveitada, segundo a empresa


Pastilhas
Ainda na linha dos materiais reciclados, a novidade da Atlas é a linha Suprema REC 65. Os quadradinhos de porcelana e revestimento cerâmico são feitos com 65% de material reciclado. São 20 cores diferentes, sendo indicadas para ambientes internos e externos, pisos e paredes


E não posso terminar esse post sem colocar a foto de um ambiente super confortável e ecológico não é...



Espaço de descanso feito com materiais ecológicos como teto de bambu e madeira de reflorestamento, piso cimentício e detalhes em pedra, balanços de fibra natural e madeira com almofadas feitas de tecidos reciclados. Projeto Adriana Fernandes Consulin, revista Dcasa.


Valeu galerinha raiz!!!