sábado, 15 de dezembro de 2012

Uma homenagem a Oscar!


É com grande estima de solidariedade que demonstramos nosso lamento pela morte de Oscar Niemeyer. Um homem  reconhecido em todo o mundo como um dos grandes expoentes da arquitetura moderna, o homem que desenhou Brasília deixou sua marca ao longo do século XX. Além disso, fez diversos projetos gratuitamente, em benefício das causas que inspiravam sua construção.
 Essa foi a terceira internação de Niemeyer neste ano. O arquiteto, que completaria 105 anos HOJE no dia 15 de dezembro, foi hospitalizado em maio com infecção respiratória e desidratação. Voltou ao hospital em outubro após se sentir mal e ter nova desidratação e, por último, teve de ser internado no mês passado.
Lúcido até o dia de sua morte, o arquiteto planejava voltar para casa e seguir trabalhando, mas na manhã da quarta-feira, devido a um quadro de infecção respiratória, não resistiu. Niemeyer acabou morrendo às 21h55.


"Ele tinha uma obsessão pelo trabalho. Ele sempre falava muito que precisa voltar para o escritório logo, que ele tinha projetos atrasados. Então acho que isso fez ele chegar tão longe, e ele tinha esse entusiasmo que ele nunca perdeu", afirmou o sobrinho Paulo Niemeyer a jornalistas na porta do hospital, pouco depois da morte.
O arquiteto foi internado com problemas renais e hemorragias digestivas no início de novembro, mas desde terça-feira seu estado de saúde estava se deteriorando.

"Oscar Niemeyer vinha desde ontem (terça) já apresentando sinais de piora, piora do exame laboratorial, infecção respiratória. Hoje pela manhã (quarta) apresentou insuficiência respiratória, teve que se entubado, ventilado por aparelho. E agora à noite ele não tolerou e veio a falecer", afirmou a jornalistas o médico Fernando Gjroup

Niemeyer teve uma filha, a galerista Anna Maria, morta no último mês de junho aos 82 anos, vítima de um enfisema pulmonar. O arquiteto teve quatro netos, 13 bisnetos e seis trinetos. Deixa viúva Vera Lúcia Cabreira, com quem se casou em 2006.

A vida em um sopro (fragmentos): http://www.youtube.com/watch?v=CCYmtmYAYM4

Em homenagem a todos os arquitetos,designers e amantes que juntamente conosco fornecem o bem estar das invenções poéticas e principalmente ao arquiteto mais renomado que já tivemos no nosso país,
deixamos um pensamento de persistência, que por sinal era a verdade de Niemeyer, pois sempre lutou muito por sua vida e por seu maior amor "A arquitetura!"

"E se não houver frutos 
Valeu pela beleza das Flores
E se não houver flores
Valeu pela sombra das folhas
E se não houver folhas
Valeu pela intensão da semente"

Uma ótima semana a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário